-
POR QUE NOSSAS FLORESTAS SÃO TÃO IMPORTANTES?
remove_circle_outline
As Florestas têm um papel importante e vital para a espécie humana no planeta. Sem elas não temos um fluxo de água, pois são as florestas que produzem chuva e regulam o clima. Elas permitem a formação do que chamamos de "rios que voam", pois é com a evaporação das águas das florestas tropicais que se formam as chuvas que irrigam plantios e as nossas cidades e seus reservatórios. Outro ponto importante é que ela, além de regular o clima local, remove da atmosfera o CO2 (gás carbônico), gás esse que provoca o efeito estufa e, aquecendo o planeta e alterando o clima. Por isso ter uma floresta de pé é tão importante.
As florestas também têm um papel importante na fertilidade do solo e no controle de espécies. É por isso que o IPÊ acredita, estuda e trabalha para mostrar que é possível conciliar conservação com produção no campo. Está provado que plantios que têm florestas próximas não precisam utilizar agrotóxicos em excesso e têm maior produção de água para irrigar suas plantações.
-
O QUE É O IPÊ? É Uma Árvore ou uma organização?
add_circle_outline
Pesquisa, Educação e Negócios Sustentáveis para a conservação da biodiversidade brasileira.
Também foi onde nos inspiramos, afinal é a árvore símbolo do Brasil. Mas o nome significa Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ, que é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para conservar a biodiversidade brasileira, ou seja, toda a diversidade de vida que existe nas nossas florestas e as pessoas. Fazemos isso com modelos inovadores de conservação que tragam benefícios sociais e econômicos, através de ciência, educação e negócios sustentáveis.
Com 27 anos de atuação, hoje, o IPÊ é uma das maiores organizações ambientais do Brasil, possui título de OSCIP e tem sede em Nazaré Paulista (SP). O Instituto tem reconhecimento nacional e internacional por seus resultados. E o que começou com um pequeno grupo em um projeto para salvar uma espécie, o projeto Mico-Leão-Preto, hoje possui mais de 80 profissionais e realizam mais de 30 projetos por ano, em locais como o Pontal do Paranapanema e Nazaré Paulista (SP), Baixo Rio Negro (AM), Pantanal e Cerrado (MS). Atuamos também em projetos temáticos em vários estados, por meio de parcerias, propondo, por exemplo, soluções inovadoras e integradas entre vários setores para apoiar a consolidação de 42 Unidades de Conservação na Amazônia, um território de aproximadamente 35 milhões de hectares (área maior que os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, juntos).
Uma das preocupações do IPÊ desde a sua criação é com a transferência do conhecimento adquirido em suas pesquisas de campo. Para isso, desenvolve grandes projetos de educação ambiental, capacitações em produção sustentável, e ainda criou um centro de educação, a ESCAS - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, oferecendo cursos de curta duração, Mestrado Profissional e MBA.
Conheça nossos resultados clicando aqui.
-
QUE DIFERENÇA MINHA DOAÇÃO FAZ PARA O PLANETA
add_circle_outline
“Seremos a sua voz”
O IPÊ desenvolve uma série de projetos e programas na Amazônia e em outros biomas no Brasil. Mas além de desenvolver projetos é preciso lutar pela nossa biodiversidade! Sua doação nos permite um fortalecimento institucional, proporcionando que nossa equipe possa desenvolver projetos, formar novos profissionais e lutar por leis que possam proteger nossas florestas. Seremos sua voz e teremos presença ativa em comunidades que precisam desse apoio e suporte para se desenvolverem e gerarem riqueza sustentável para nosso país e para o planeta.